segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O grito de Ana sendo estudado pela Unesco e a Universidade Cândido Mendes











O Blog "O Grito de Ana" esta sendo pesquisado pela Unesco no Brasil e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESeC) no contexto do fenômeno da "blogosfera policial".


O objetivo desse simples blog é justamente esse, dizer às pessoas que a cada dia em qualquer lugar do globo, mulheres como Ana Carolina de todas as classes sociais, religiões, níveis de escolaridade, cor e tamanho são vítimas de violência de gênero, em especial a doméstica.


Ana Carolina foi morta, mas o grito dela está na pesquisa da Unesco e Universidade Cândido Mendes. A função desse blog é essa:
"fazer ser escutado o grito de Ana"


Confira a matéria abaixo:

UNESCO e CESeC estudarão blogosfera policial
Parceria avaliará papel de blogs no debate sobre segurança pública



Brasília, 20/3/2009 – A Representação da Unesco no Brasil e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESeC) firmaram parceria para a realização de pesquisa sobre a produção, quantidade, conteúdo e impacto dos blogs especializados em segurança pública. A investigação será o primeiro estudo em profundidade sobre a mais recente e relevante tendência na cobertura de politicas de segurança, polícia e criminalidade.
A pesquisa incluirá levantamento e análise de blogs, entrevistas com policiais blogueiros e jornalistas e a realização de debates. Um deles ocorrerá no II Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Vitória, de 1 a 3 de abril. Pouco antes, no dia 27 de março, um painel e uma oficina sobre o uso de novas mídias na cobertura da criminalidade integrarão o Seminário Internacional sobre Mídia e Violência, organizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelas embaixadas do Canadá e dos Estados Unidos, em parceria com a UNESCO no Brasil.
Apesar de sua breve história nas comunicações – acredita-se que o primeiro diário virtual surgiu em 1993, nos EUA – os blogs hoje são uma das grandes fontes de informação e entretenimento no mundo. Estudo divulgado em 2008 pelo site Technorati, que monitora a blogosfera em mais de 81 línguas, registrou a criação de mais de 133 milhões de blogs desde 2002. Vários deles estão entre os principais veículos da Web. Dos dez maiores sites de entretenimento americanos, quatro são blogs. No Brasil, os blogs surgiram em 1998. Em 2005, foram criados os primeiros conteúdos sobre segurança pública e criminalidade. Desde então, as páginas dedicadas a estes temas cresceram em ritmo acelerado e com uma particularidade: a maior parte delas é assinada por policiais civis e militares. Levantamento recente feito pelo blog Abordagem Policial identificou 59 páginas produzidas exclusivamente por policiais de 14 estados brasileiros.


Fonte:

Nenhum comentário: