domingo, 9 de agosto de 2009

As Ana´s podem estar denunciando mais....



Denúncias de estupro aumentam 125% no Rio - Agência Estado (SP) 28/07/09

As denúncias de estupro no Rio de Janeiro aumentaram 125% no primeiro semestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas neste ano já foram feitas 762 ligações ao Disque Denúncia com queixas e informações sobre esse tipo de crime. Em maio, as delegacias registraram 141 vítimas da violência sexual, um crescimento de 44% no número de mulheres estupradas em relação ao mesmo mês em 2008.
O Disque Denúncia é uma organização não-governamental (ONG) que recolhe denúncias anônimas e as repassa para os órgãos competentes. Pesquisadores da ONG acreditam que a situação é preocupante. No entanto, as autoridades policiais avaliam que o crescimento dos estupros está ligado à diminuição da subnotificação do crime, que ocorria no passado por falta de coragem das mulheres em denunciar os agressores à polícia.
De acordo com Michelle Jorge, gerente do Núcleo de Violência Doméstica Contra Mulher do Disque Denúncia, as queixas devem acender a luz vermelha para as autoridades. “Não é normal esse crescimento. As denúncias indicam que há uma difusão desse crime no Rio. Isso está confirmado pelo crescimento dos registros de ocorrências nas delegacias. O poder público deve identificar e punir os culpados e incrementar a rede de acolhimento às vítimas”, avaliou Michelle.
Menos subnotificação
As autoridades policiais, no entanto, negam que a violência aumentou e atribuem o crescimento do estupro a uma redução da subnotificação por causa da instalação das nove unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) pelo Estado e a conversões delas em modelo de Delegacia Legal. “O crime não aumentou. Os registros de ocorrência aumentaram, porque a mulher tem mais coragem para denunciar. Esse é um movimento que acontece desde a promulgação da Lei Maria da Penha e ocorre no País inteiro”, afirmou a delegada titular da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, Marta Rocha. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE) ---Publicado pela Agência Estado (SP), 28/07/09.

Nenhum comentário: