quarta-feira, 7 de julho de 2010

ONU Mulheres - Uma conquista histórica

Nações Unidas , Nova Iorque, 2 de julho de 2010 - Em um movimento histórico, a Assembléia Geral da ONU votou por unanimidade hoje a criação de uma nova entidade para acelerar o progresso na satisfação das necessidades das mulheres e meninas em todo o mundo .

A criação da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher - a ser conhecido como a ONU Mulheres - é resultado de anos de negociações entre Estados membros da ONU e pelo movimento de defesa das mulheres no mundo . Faz parte da agenda de reforma das Nações Unidas , reunindo recursos e de mandatos de maior impacto.

"Sou grato aos Estados-Membros , por ter este grande passo em frente para as mulheres do mundo e meninas ", disse o secretário-geral Ban Ki -moon, em uma afirmação congratulando-se com a decisão. " Mulheres da ONU vai aumentar significativamente os esforços da ONU para promover a igualdade de gênero, expandir as oportunidades e combater a discriminação em todo o mundo . "

Mulheres das Nações Unidas reúne e terá como base a importância do trabalho de quatro partes distintas anteriormente do sistema das Nações Unidas que se concentram exclusivamente em matéria de igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres :
 
Divisão para o Avanço das Mulheres (DAW , criada em 1946 )

Internacional Instituto de Pesquisa e Treinamento para o Avanço das Mulheres (INSTRAW , criada em 1976 )

Gabinete do Assessor Especial para Questões de Gênero e Promoção da Mulher ( osagi , criada em 1997 )

Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM , criada em 1976 )

" Felicito os dirigentes e funcionários da DAW, INSTRAW , osagi e UNIFEM para o seu compromisso com a causa da igualdade de gênero , vou contar com o seu apoio à medida que entramos numa nova era no trabalho da ONU para as mulheres ", disse o secretário-geral Ban . "Eu fiz a igualdade de gênero eo empoderamento das mulheres uma das minhas prioridades - de trabalhar para acabar com o flagelo da violência contra as mulheres, a nomeação de mais mulheres a altos cargos , os esforços para reduzir as taxas de mortalidade materna ", observou .
 
Durante muitas décadas , a ONU fez progressos significativos na promoção da igualdade de género , nomeadamente através de acordos marco, tais como a Declaração de Beijing e Plataforma de Ação e da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres. A igualdade de gênero não é apenas um direito básico do ser humano mas a sua concretização tem enormes implicações socio- económicas. Empoderamento das mulheres combustíveis próspera economia , estimulando a produtividade eo crescimento .
 
No entanto, as desigualdades de gênero permanecem profundamente arraigados em cada sociedade. Mulheres em todas as partes do mundo sofrem violência e discriminação, e estão sub-representadas em processos decisórios . Altas taxas de mortalidade materna continuam a ser motivo de vergonha global. Por muitos anos , a ONU tem enfrentado sérios desafios nos seus esforços para promover a igualdade de gênero no mundo, incluindo o financiamento inadequado e não controlador única reconhecida para dirigir as actividades da ONU em questões de igualdade de gênero.
 
Mulheres das Nações Unidas - que estará operacional em Janeiro de 2011 - foi criado pela Assembléia Geral para tratar desses desafios . Será um campeão dinâmico e forte para as mulheres e meninas , proporcionando-lhes uma voz poderosa , a nível global , regional e local. Vai melhorar , e não substituir , os esforços de outras partes do sistema das Nações Unidas (tais como UNICEF , PNUD e UNFPA) , que continuam a ter a responsabilidade de trabalhar pela igualdade de gênero eo empoderamento das mulheres em suas áreas de especialização.
 
Mulheres das Nações Unidas terá duas funções principais: Irá apoiar os organismos inter- governamentais como a Comissão sobre o Status da Mulher na formulação de políticas, padrões e normas globais , e vai ajudar os Estados- Membros a implementar estas normas , estando pronto para fornecer apoio técnico e financeiro adequado para os países que o solicitem, bem como estabelecendo parcerias eficazes com a sociedade civil. Também ajudará o sistema da ONU para ser responsável por seus próprios compromissos sobre a igualdade de género , incluindo o acompanhamento regular do progresso do sistema.
 
Secretário-Geral Ban nomeará um Sub- Secretário-Geral para dirigir o novo órgão e está convidando as sugestões dos Estados-Membros e os parceiros da sociedade civil. O Sub- Secretário-Geral será membro de todas as instâncias superiores de decisão da ONU e apresentará um relatório ao Secretário-Geral.

As operações das Nações Unidas da Mulher será financiada por contribuições voluntárias, enquanto que o orçamento regular da ONU vai apoiar o seu trabalho normativo . Pelo menos E.U. $ 500 milhões - o dobro do orçamento atual combinado de DAW, INSTRAW , osagi e UNIFEM - tem sido reconhecida pelos Estados- Membros, o investimento mínimo necessário para a Mulher das Nações Unidas .
 
" Mulheres das Nações Unidas dará mulheres e meninas a voz forte e unida que merecem no cenário mundial . Estou ansioso para ver esta nova entidade em funcionamento para que nós - mulheres e homens - possa avançar em conjunto em nossos esforços para alcançar os objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz para todas as mulheres e meninas, em todos os lugares ", disse o secretário-geral adjunto Asha -Rose Migiro .
 
A resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas a criação de mulheres também abrange questões mais amplas relacionadas à ONU a coerência do sistema , estabelecendo uma nova abordagem para o financiamento de operações de desenvolvimento das Nações Unidas , agilizando o trabalho dos organismos da ONU, e melhorar os métodos de avaliação dos esforços de reforma.
 
Texto importado integralmente do blog "Uma mulher na luta da violência contra a mulher"

Nenhum comentário: