terça-feira, 26 de maio de 2009

Iniciativas da PMMG! As Ana´s agradecem...

É com muita satisfação que venho escrever essa postagem. Devemos exaltar as boas ações e dá honra a quem merece honra. Nos dias 21 e 22 de maio participei, no 34º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, do curso de capacitação: "Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher".
Para mim foi uma surpresa estar presente nessa iniciativa da PMMG como um dos profissionais que está sendo capacitado para o atendimento a ocorrências específicas em que a mulher é a vítima da violência doméstica e familiar. Essa capacitação para o atendimento é chamada a 1ª Resposta. Ou seja, todos os policiais militares da PMMG terão que ser capacitados a oferecer a primeira resposta com qualidade, isto é, com a construção do Boletim de Ocorrência completo e detalhado que venha cooperar de forma significativa com as medidas a serem adotadas pela Polícia Civil, Ministério Público e Justiça tanto na punição do agressor como nas medidas protetivas para as vítimas.
O objetivo dessa capacitação é também consiêntizar o policial de que a violência contra a mulher é agressão e deve ser combatida. Mudar o paradigma social proveniente de uma sociedade machista que prega que a mulher gosta de apanhar ou que é culpada pelas agressões.
Está sendo criada e no 34 BPM está em operação, o grupo da 2ª Resposta. Esse grupo ficará responsável pelo acompanhamento das ocorrências sobre violência doméstica contra a mulher e observará a reincidência atuando de forma preventiva por meio de vizitas as vítimas e agressores, promoção de palestras para os agressores e para as vítimas e acompanhamento de ocorrências mais delicadas.
Essa iniciativa de 1ª e 2ª Resposta tem também a finalidade de interromper o ciclo da revitimização.
Desejamos sucesso e parabéns à Polícia Militar de Minas Gerais pela iniciativa em buscar mais qualidade nos serviços prestados.

Nenhum comentário: