sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nicolas Sarkozy e as Ana’s do mundo


Matéria publicada no jornal mineiro “O Tempo”, terça-feira, 23 de junho de 2009, Belo horizonte. Na seção Mundo na página 24.
Na matéria o presidente da França, Nicolas Sarkozy, apóia os parlamentares franceses em uma proposta contra o uso crescente da Burkha na França. Sarkozy vez seu pronunciamento no Palácio de Versailles e foi o primeiro presidente a se pronunciar no Palácio no últimos 136 anos. O presidente francês afirmou que a questão da proibição não é religiosa mas de liberdade, segundo ele, a vestimenta cobre todo o corpo da mulher escondendo seu rosto sendo assim não poderá ser usado na França por que é um símbolo de subjugação da mulher.
Frases do presidente Nicolas Sarkozy:


“A questão da burkha não é uma questão religiosa, é uma questão de liberdade e de dignidade da mulheres”


“A burkha não é um símbolo religioso, é um símbolo da subjugação, da subjugação das mulheres. Quero dizer solenemente que não será recebida em nosso território”


“Tem que haver um debate e todas as posições têm de ser apresentadas. Que melhor lugar para isto do que Parlamento? Eu digo a vocês: não temos de nos envergonhar de nossos valores, não temos de ter medo de defendê-los.”


Devemos dar honra a quem merece honra. Nicolas Sarkozy entendeu a importância da liberdade conquistadas pelas mulheres na França serem mantidas que levou o assunto ao Palácio de Versailles após 136 sem que nenhum presidente tivesse pronunciado no Palácio. Poderia ter levado outro assunto mas foi a liberade e a dignidade da mulher que Sarkozy defendeu. A Burkha ofende não somente as francesas mas a cada mulher em cada lugar do mundo. É símbolo de opressão, desvalorização, subjugação, humilhação e usurpação de direitos e liberdades. Espero um dia ver no Brasil uma postura de defesa dos verdadeiros valores.

Nenhum comentário: