sábado, 10 de setembro de 2011

MESTRADO - PM defende dissertação sobre violência doméstica


01/09/2011
Analisar o fenômeno da violência doméstica, aprofundar mais no tema e propor políticas públicas para o Estado. Estes foram alguns dos objetivos do subchefe do Centro Integrado de Defesa Social - Cinds, Capitão Fernando Henrique, ao defender, na última terça-feira, 30, a dissertação de mestrado sob o título: Uma Análise Estatístico-Espacial da Violência Doméstica contra a Mulher em Belo Horizonte - Minas Gerais 2006 a 2010.
A banca examinadora contou com participação do Diretor de Apoio Operacional - DAOp, Coronel Bianchinni. O capitão disse que escolheu o tema pela pouca bibliografia existente na área e para propor soluções para a violência doméstica. Explicou que começou, em 2009, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, a coletar dados e a analisar os registros criminais - boletins de ocorrência - sobre agressão à mulher.
"Já nas primeiras analises, foi possível perceber o aumento do número de registros se compararmos 2006, ano da criação da Lei, a 2010. Isso se deve ao fato de as mulheres terem mais confiança no Sistema de Defesa Social e, com isso, denunciarem mais", explicou o Capitão Fernando.
Além de perceber o aumento da credibilidade do "ciclo de Justiça Criminal", especificado pelo policial como, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e estabelecimentos prisionais, ele também apontou e propôs políticas públicas para enfrentar o problema.
"Sugiro em minha dissertação que sejam reforçadas as campanhas de conscientização, em todo o País. Proponho, dentre outras coisas, parcerias entre as secretarias de governo, como: segurança, saúde, turismo e lazer, para melhorar os serviços prestados por estes órgãos."
Ainda de acordo com o militar, as parcerias são muito importantes, porque , segundo seus levantamentos, as áreas onde a agressão à mulher ocorre com mais freqüência em Belo Horizonte são as de menor potencial econômico.
O policial militar ainda cita em seu trabalho que a PMMG já trabalha preventivamente com a questão, com o Serviço de Prevenção à Violência Doméstica, lançado há um ano pelo Comando de Policiamento da Capital - CPC.
Fonte: Site Institucional da Polícia Militar de Minas Gerais

Nenhum comentário: