sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"A violência não é um problema das mulheres, é um problema social", afirmou a ministra Nilcéa Freire

Lançada campanha para conscientizar jovens contra a violência doméstica

Agência Brasil
São Paulo - A motorista Fernanda Silveira de Oliveira tinha 16 anos quando começou a sofrer agressões do marido, na época com 18 anos. Foram dez anos de violência até que resolveu larga-lo. Fernanda nunca denunciou as agressões. Segundo ela, era muito jovem, não sabia a quem recorrer e tinha medo que os pais soubessem que apanhava do companheiro.
Hoje, Fernanda, com 48 anos, sabe que existem instrumentos importantes para punir os homens que agridem suas companheiras, como a Lei Maria da Penha. Ela tem plena consciência da importância de denunciar esse tipo de violência que, segunda Fernanda, atinge também os jovens casais, como foi o seu caso. "Estes dias vi uma menina no meio da rua apanhando do companheiro. Ela deveria ter uns 14 anos e ele, 17", disse.
Na comunidade onde mora, em Mogi das Cruzes, a motorista Fernanda Silveira de Oliveira se transformou numa espécie de orientadora individual contra esse tipo de crime. Segundo ela, todas as vezes que aparece uma oportunidade aconselha as mulheres para que denunciem as agressões que sofrem de seus companheiros.
Para combater esta modalidade de violência, a Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres lançou hoje (1º) a campanha Maltrato Zero, em parceria com a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) e o apoio da Secretaria Nacional da Juventude
Pela primeira vez, os homens aparecem em uma campanha contra a violência doméstica alertando sobre o problema. "A violência não é um problema das mulheres, é um problema social", afirmou a ministra Nilcéa Freire.
Segundo a ministra, é importante conscientizar os jovens - a campanha pretende atingir 150 milhões de jovens em todo o mundo. "Cada vez mais os casais jovens tendem a resolver seus conflitos com violência". Por isso, a campanha privilegiou os rostos jovens para dialogar com esta população- "muitas campanhas do tipo são direcionadas para mulheres adultas. Queremos conversar com todas, mas principalmente as jovens", disse.
De acordo com Nilcéa Freire, a ideia da campanha surgiu durante a última reunião de chefes de Estado em El Salvador, no ano passado. "Outro aspecto importante desta campanha é fazer um diálogo em todos os países ibero-americanos", afirmou
A campanha Maltrato Zero será veiculada em 21 países nos idiomas português e espanhol. Nas peças publicitárias, uma mulher afirma que nenhum homem em sua vida está acima dela. Em outro spot, um homem diz que "das mulheres que fazem parte da minha vida, nenhuma será menos do que eu".
Para o secretário-geral da Segib, Enrique Iglesias, "é preciso criar a cultura de não violência nestes países". Além do material informativo, a campanha tem também um website: www.maltratozero.com.
Para a motorista Fernanda, a campanha pode ser um bom começo no processo de conscientização. "Mas acho que não depende apenas do governo. As famílias devem conversar com seus filhos e explicar que a violência não é a solução dos problemas", afirmou.
Fonte: Portal UAI

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